Editais Profissionais Escolinhas GinÁsios Notícias Campeonatos Conselho Fotos Contato

História dos Jogos Olímpicos





Professor JOEL ANTONIANO GARCIAS



História dos Jogos Olímpicos




Se originaram na Grécia antiga, Olímpia. Os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos. Os Jogos Olímpicos são realizados de 4 (quatro) em 4 (quatro) anos, com a participação de atletas de quase todos os países.

Atualmente os Jogos Olímpicos são eventos de grande prestígio e popularidade, com objetivo de unir povos e nações por meio do esporte.

Como surgiram as Olimpíadas?

Os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram no século VIII AC na Grécia. Segundo a mitologia grega, foi Hércules quem criou os Jogos de Olímpia, cidade grega aonde se originou os jogos.

Quais modalidades eram disputadas nas antigas olimpíadas? Apenas uma modalidade era considerada olímpica? A corrida, a competição era o seu único esporte, durou 13 (treze) edições, porém havia vários tipos de corridas. No decorrer dos anos foi criado nomes e determinações dentro das competições e suas modalidades, que são utilizadas nos atuais eventos olímpicos.

Com o passar dos anos foram introduzidas novas modalidades chegando a 10 (dez) modalidades já no quinto século AC: boxe, corrida, pentatlo, corrida de bigas, corrida de cavalos, salto em distância, arremesso de disco, lançamento de dardo, lutas.

Acontecimentos que marcaram as Olimpíadas? Os jogos foram utilizados até mesmo para a disseminação dos ideais nazistas quando a competição ocorreu em Berlim, no ano de 1936. Adolf Hitler utilizou os jogos para defender sua política e tendo os jogos como objetivo principal, propagar a paz e união entre os povos, e pode mudar a visão de alguns líderes e ditadores. Eventos de violência também marcaram alguns jogos, ataque terrorista em Munique, em 1972 e em Atlanta, em 1996.

Mudanças e evolução? A transição entre os antigos jogos para os modernos foi idealizado pelo francês Pierre De Fredy. A retomada dos Jogos Olímpicos foi em 1896, em Atenas, na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos. Com o título de Jogos Olímpicos da era moderna. Nessa edição dos jogos em Atenas, 285 (duzentos e oitenta e cinco) atletas eram representantes de 13 (treze) países, com novas modalidades como tênis, ginástica, ciclismo e natação.

O que os anéis olímpicos simbolizam? Trata-se de 5 (cinco) anéis entrelaçados que representam os 5 (cinco) continentes participantes, nas cores verde, amarela, azul, vermelha e preta. As cores foram determinada assim, por ter pelo menos uma cor em cada bandeira dos países participantes.

Próxima Olimpíada, onde será? Com realização de 4 (quatro) em 4 (quatro) anos, após as Olimpíadas terem sido realizadas no Brasil, em 2016, teríamos novos jogos em 2020, em Tóquio, no Japão, mas devido a pandemia que atingiu o mundo todo os jogos foram transferidos para 2021, entre 24 de julho à 09 de agosto. O Japão será o primeiro pais do continente asiático  a receber a competição por 2 (duas) vezes e já em 2024, a Olimpíada será realizada em Paris, na França.  Fonte:(mrunoesportes)

Brasil nos Jogos Olímpicos? O Brasil participou de 22 (vinte e duas) das 28 (vinte e oito) edições dos Jogos Olímpicos. O Brasil teve sua primeira participação nos jogos na Antuérpia, em 1920, e de lá para cá a única ausência foi em Amsterdã, em 1928. Na história já foram conquistadas 129 (cento e vinte e nove) medalhas, sendo 30 (trinta) de ouro, 36 (trinta e seis) de prata e 63 (sessenta e três) de bronze. A melhor participação foi em 2016, no Brasil, em casa, foram conquistadas 19 (dezenove) medalhas, sendo 07 (sete) de ouro, 06 (seis) de prata e 06 (seis) de bronze. As piores participações foram em Paris, em 1924, em Los Angeles, em 1932 e em Berlim, em 1936, edições que os atletas brasileiros não conseguiram nenhum pódio. O esporte com o maior número de medalhas é o judô, que ganhou 4 (quatro) ouro, 3 (três) prata e 15 (quinze) bronze, 22 (vinte e duas) no total. O maior campeão olímpico brasileiro é a vela 7 (sete) ouro olímpico. O atleta com maior número de participação é Robert Shaid, que em Tóquio no Japão vai para a sua 7ª (sétima) edição de Jogos Olímpicos. Formiga, do Futebol Feminino também pode chegar a 7ª (sétima) edição mas para isso precisa ser convocada para representar o Brasil. A atleta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos foi Talita Rodrigues, da natação, em Londres, em 1948, com 13 anos e 347 (treze anos e trezentos e quarenta e sete) dias, já caiu na água para representar o Brasil. Na próxima edição teremos essa tabu ultrapassado, a atleta Rayssa Leal, do skate, completa 13  (treze) anos no dia 04 de janeiro de 2021 e chegará nas Olimpíadas com 13 anos 201 (treze anos e duzentos e um dias).

 

 Fonte: COE  (Comitê Olímpico Brasileiro)


JASLO

História e Curiosidades do Evento Esportivo Municipal de São Lourenço do Oeste


 JASLO – Jogos Abertos de São Lourenço do Oeste teve início na década de 80 (oitenta), criado por alguns desportistas do município, e com o objetivo de integrar um grande número de atletas em diversas modalidades, que na época, devido a pequena realização de competições em algumas modalidades na cidade e na região. O JASLO teve como idealizador da competição e um dos organizadores o senhor Olávio Erbes. Outros nomes que foram muito importantes para o desenvolvimento da competição: Sezarlei Ferreira Bueno (Seco), Lauri Alberto Centenaro, Irani Balotin e outros desportistas. O JASLO está na sua 29 (vigésima nona) edição, com as seguintes modalidades: Futsal masculino e feminino, Futsal veteranos, Futsal máster, Voleibol masculino e feminino, Bocha trio masculino e feminino, Bolão “23” masculino e feminino, Vôlei de areia em duplas masculino e feminino, Xadrez masculino e feminino, Tênis de mesa masculino e feminino. Modalidades que também já foram realizadas nos JASLO: Handebol masculino e feminino, Corrida rústica, Trilha mountain bike, Basquete masculino e feminino. Com aproximadamente 600 (seiscentos) atletas e dirigentes o JASLO se tornou a maior competição do município em número de equipes participantes. Com duração de 4 (quatro) meses e jogos sendo realizados nos espaços físicos esportivos do município: ginásio municipal de esportes “Adilso Rogério Da Croce”, do centro,  centro esportivo municipal, praça da liberdade.

   

 Jogos Abertos de São Lourenço do Oeste - JASLO do ano de 2002 em diante

11º Jaslo – 2002 = Campeão: ASMU/EXPOSIÇÃO MÓVEIS – 219 Pontos;

12º Jaslo – 2003 = Campeão: ASMU/VITÓRIA MÓVEIS – 133 Pontos;

13º Jaslo – 2004 = Campeão: ELTON REPRESENTAÇÕES /BOMBEIROS – 82 Pontos;

14º Jaslo – 2005 = Campeão: ESPORTE CLUBE SANTA CATARINA – 70 Pontos;

15º Jaslo – 2006 = Campeão: TRANSLOVERA – 83 Pontos;

16º Jaslo – 2007 = Campeão: ABRÓS – 125 Pontos;

17º Jaslo – 2008 = Campeão: CRUZEIRO /EMPREITEIRA BERNARDO – 121 Pontos;

18º Jaslo – 2009 = Campeão: FISK /CRA – 69 Pontos;

19º Jaslo – 2010 = Campeão: FISK /UNOPAR – 80 Pontos;

20º Jaslo – 2011 = Campeão: ASMU “A” – 65 Pontos;

21º Jaslo – 2012 = Campeão: AA VERMELINHO – 48 Pontos;

22º Jaslo – 2013 = Campeão: FISK – 65 Pontos;

23º Jaslo – 2014 = Campeão: ASMU – 36 Pontos;

24º Jaslo – 2015 = Campeão: AA VERMELINHO – 60 Pontos;

25º Jaslo – 2016 = Campeão: ASMU– 58 Pontos;

26º Jaslo – 2017 = Campeão: MECÂNICA PISQUILA “A” – 53 Pontos;

27º Jaslo – 2018 = Campeão: Mecânica Pisquila /Laboratório Gobbi “A” – 82 Pontos;

28º Jaslo – 2019 = Campeão: Mecânica Pisquila /Laboratório Gobbi “A” – 78 Pontos;

29º Jaslo – 2020 = Campeão: PANDEMIA COVID 19 – NÃO TEVE JASLO






Data de publicação: 24/03/2021

Fonte: Assessoria de Imprensa CDM



» Confira mais fotos desta notícia

   





« voltar