Editais Profissionais Escolinhas GinÁsios Notícias Campeonatos Conselho Fotos Contato

História do Futebol





Professor MOACIR JOSÉ BAESSO



História do Futebol



Como um grande torcedor do futebol que acompanha todas as partidas com cautela e conhece profundamente os melhores grupos e jogadores, você já pensou em como tudo começou? 

A história do futebol é certamente uma das narrativas mais fascinantes no que diz respeito ao universo dos esportes. Fique conosco e devemos descobrir como este jogo se tornou geralmente famoso na Europa e nas Américas. 


Passos Iniciais

Com toda a franqueza, o futebol é feito na China. Pedaços de prova deste jogo sendo jogado são encontrados na China e datam de 2 e 3 séculos AC. Durante a administração Han, os chineses jogavam chutando bolas de couro de vaca em uma pequena rede pendurada entre duas piscinas de bambu. O jogo se chamava cuju e, segundo a FIFA, é o tipo de futebol conhecido mais cedo. 

Algumas realidades também destacam o Japão, Kyoto, para ser mais exato. Durante o período de Asuka, os japoneses estavam jogando um jogo conhecido como kemari. O princípio fundamental desse jogo era chutar uma bola e fazer o que fosse necessário para não deixá-la cair no chão. Como deveria ser óbvio, isso é algo que nos ajuda a lembrar o keepie uppie, para que possamos ver a associação entre a ideia fundamental do kemari e o futebol atual. 

Os antigos gregos e romanos também jogavam alguns jogos que incluíam vários tipos de bolas. Por exemplo, percebe-se que os romanos jogavam um jogo chamado herpastum. Aceita-se que eles receberam e ajustaram um jogo de grupo grego conhecido como episkyros. 

Não obstante, esses jogos específicos são mais parecidos com futebol de rúgbi do que futebol. Em qualquer caso, falam provavelmente dos primeiros tipos de futebol e, por isso, são vistos como os seus antecessores. 

O legislador romano Cícero até retrata um acidente específico causado por um baile. Especificamente, um homem foi assassinado em uma barbearia enquanto fazia a barba quando a bola foi chutada para dentro da loja, atingindo-o na cabeça e fazendo com que o cortador descartável o cortasse. De qualquer forma, nessas ocasiões, o futebol era certamente um assunto a discutir. 

Além disso, existem diferentes jogos vistos como alguns tipos anteriores de futebol. Pahsaherman foi jogado entre os nativos americanos, enquanto Marn Grook foi jogado entre os aborígenes australianos. 


História do futebol na meia-idade

O futebol também foi praticado em épocas passadas e, desse ponto em diante, tornou-se uma peça essencial da história britânica. Não obstante, o futebol não foi constantemente observado como uma ação inócua, sendo inclusive restringido em alguns períodos da crônica. 

Por volta do século IX, indivíduos chutavam bexigas de porcos nas estradas. Algumas centenas de anos após o fato, os jogadores tinham algo mais parecido com uma bola, mas não tinham princípios padrão. Era uma espécie de “futebol da sociedade”. O objetivo era colocar o show na estrada em direção ao objetivo do adversário e o princípio fundamental era: não há diretrizes por nenhum estiramento da imaginação. 

Como quase tudo era permitido, chutar, roer e socar eram peças críticas do jogo. Verdade seja dita, os dois grupos que jogaram um contra o outro eram mais parecidos com algum tipo de matilha lutando entre si. 

Por fim, o “futebol da sociedade” se tornou feroz, mas também famoso. Diz-se que até mesmo os soldados estavam sentindo a perda de seus ensaios de armamento baseado em flechas apenas para assistir ao show envolvente. Seja como for, alguns governantes não acharam isso agradável. Nessa linha, o rei Eduardo III proibiu o jogo em 1365 por causa da selvageria e extravagância militar do jogo. Em 1424, o governante Jaime I da Escócia proibiu o futebol ao anunciar no Parlamento que ninguém jogaria futebol. 

Em todo caso, hoje não há homem que não tenha jogado futebol ou que odeie assistir. Em qualquer caso, como poderíamos chegar a isso? O que aconteceu a seguir na fase de criação de acompanhamento e quando precisamente o futebol de ponta foi concebido? 

Na verdade, é difícil afirmar quando o futebol de hoje foi decididamente concebido, mas podemos dizer que a Grã-Bretanha assumiu um cargo fundamental e é conhecida por ser um dos principais autores da rodada ordeira do futebol. 

A extraordinária Grã-Bretanha como um lar do futebol moderno 

No início do século XIX, com a industrialização, vimos uma mudança significativa em todos os espaços da existência cotidiana regular. Mais importante ainda, os indivíduos começaram a trabalhar. Como tal, menos tempo de recreação para a classe especializada. O futebol começou a se transformar em um movimento para faculdades, universidades e escolas públicas e privadas. 

Em 1815, a popular Escola de Inglês colaborou com o Ethan College para fazer um resumo das regras, conhecido como Regras de Cambridge. Antes disso, o futebol era retratado por um monte de decisões que nos ajudam mais a lembrar o rugby. Era permitido empurrar os jogadores, transportar a bola com as mãos, e assim por diante. As regras de Cambridge, do lado oposto, negavam esses padrões. 

Outubro de 1868 é outra data significativa em toda a existência do futebol. Agentes de 11 clubes e escolas de Londres planejaram uma reunião na Freemason's Tavern para abordar os padrões essenciais de correspondência entre eles. Foi assim que a Federação de Futebol foi concebida. Até aquele ponto, as mãos não eram cuidadosamente proibidas, mas a nova afiliação optou por negar qualquer tratamento da bola também. 


Jogadores amadores de futebol tornam-se profissionais

A onipresença do futebol se tornou mais perceptível e foi compartilhada em todo o mundo por conta dos marinheiros, oficiais e corretores britânicos. Apesar de alguns tipos de “futebol popular” serem praticados na França, Itália e Alemanha, foi nos séculos XVIII e XIX (após o estabelecimento convencional das diretrizes) que este jogo se revelou verdadeiramente conhecido. 

Brasil, Uruguai e Argentina foram uma das principais nações a receber a ideia do futebol, e esse é o meio pelo qual ele também foi trazido para solo americano. 

Mais uma vez na Grã-Bretanha, em 1872, foi disputada a principal Football Association Cup. Algumas novas divisões também foram estruturadas. Em 1888, a Football League foi criada e os jogos dos grupos do título primário foram disputados. 

De acordo com as regras da Federação de Futebol, os jogadores precisavam permanecer novatos e não receber nenhum pagamento por sua exibição. No entanto, isso é algo que em pouco tempo se tornou um problema. Os jogadores estavam insatisfeitos com a maneira como precisavam passar longos períodos se preparando e jogando. Então, novamente, os clubes estavam cobrando dos espectadores para assistir ao jogo. 

À medida que a fama do futebol aumentava, o número de observadores e a receita dos clubes também aumentavam. Dessa forma, os clubes optam por começar a pagar seus jogadores e o futebol se tornou um esporte profissional. 


O resto é a história

A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) foi criada em 1904. Os países que os acompanharam foram um dos criadores: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça e Espanha. 

Surpreendentemente, a Inglaterra e diferentes nações do solo britânico não aderiram à FIFA desde o início. Eles se consideravam os designers do jogo. Assim, eles sentiram que mereciam uma medida específica de liberdade e não havia motivações para se equipararem às diferentes nações da afiliação. No final das contas, no ano seguinte essas nações ingressaram na FIFA, mas não se interessaram pela Copa do Mundo até os anos 50. 

No início do século 20, para ser mais exato, em meados da década de 1930, várias nações haviam acabado de formar suas alianças internas. Em 1930, a FIFA coordenou a primeira Copa do Mundo absoluta. Aconteceu no Uruguai. A administração mundial do futebol escolheu o Uruguai como país anfitrião para comemorar o centenário da primeira constituição do país. 

O Uruguai também foi campeão dos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 e venceu a principal Copa do Mundo, enquanto a Argentina, os Estados Unidos e a Iugoslávia descobriram como vencer seus confrontos e estabeleceram a segunda, a terceira e a quarta, individualmente. 

Até aquele ano, a competição de futebol dos Jogos Olímpicos era vista como o principal evento. Além disso, depois de constituídos os grupos caseiros, com o passar do tempo estes se alargaram por várias divisões, tendo em vista as exposições dos grupos. Em 1991, a Copa do Mundo feminina foi coordenada na China e, a partir daí, acontece como um relógio. 

 

 

Futebol como fenômeno global

Normalmente, à medida que o jogo foi sendo criado ao longo do tempo, ocorreram algumas mudanças. Por exemplo, o tiro extra foi apresentado bem cedo, logo no início do cenário histórico do futebol, ou para ser ainda mais exato em 1871. 

Então, novamente, algumas outras grandes mudanças em andamento que vemos durante cada partida foram apresentadas mais tarde. 

Os cartões amarelos e vermelhos datam das finais da Copa do Mundo de 1970. Em 1992, era proibido aos goleiros lidar com passes propositais para trás, enquanto em 1998 punhos por trás começaram a acarretar punições com cartão vermelho. 

Das 13 nações que participaram da principal Copa do Mundo no Uruguai em 1930, hoje são mais de 200. De apenas alguns países que criaram a FIFA, atualmente existem 211 afiliações públicas. 

Seis confederações estiveram presentes em vários locais do mundo: UEFA (Union des Associations Européennes de Football), AFC (Confederação Asiática de Futebol), CAF (Confédération Africaine de Football), CONCACAF (Confederação da América do Norte, América Central e Futebol Associado do Caribe), CONMEBOL (Confederación Sudamericana de Fútbol) e OFC (Confederação de Futebol da Oceania). 

Como deveria ser óbvio, não há lado da terra onde a bola não seja chutada. Do Antigo Egito ao século 21, este jogo passou por muitas mudanças. Em todo caso, durante os últimos 3.000 anos, este é um dos métodos mais famosos de se divertir. 

O pano de fundo histórico do futebol, rico em ocasiões, minutos definitivos e sua infindável notoriedade, é algo que poderíamos discutir por muito tempo. Seja como for, para as motivações por trás deste artigo, escolhemos as datas mais significativas do passado. Atualmente ainda não está claro o que o futuro nos trará.

 

Futebol de campo em SÃO LOURENÇO DO OESTE – SC

A modalidade de futebol de campo amador existe a muitos anos em nosso município mas os campeonatos municipais iniciaram a serem contados no ano de 1984:

1º campeonato municipal – 1984 – Campeão: Associação Atlética Libardoni

2º campeonato municipal – 1985 – Campeão: EC Brasil de Frederico Wastner

3º campeonato municipal – 1986 – Campeão: Associação Atlética Libardoni

4º campeonato municipal – 1987 – Campeão: Horizonte Futebol Clube

5º campeonato municipal – 1988 – Campeão: Associação Atlética Parati

6º campeonato municipal – 1989 – Campeão: Associação Atlética Grobe

7º campeonato municipal – 1990 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

8º campeonato municipal – 1991 – Campeão: Horizonte Futebol Clube

9º campeonato municipal – 1992 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

10º campeonato municipal – 1993 – Campeão: Associação Atlética Parati

11º campeonato municipal – 1994 – Campeão: União Beneficente Três Voltas

12º campeonato municipal – 1995 – Campeão: EC Brasil de Frederico Wastner

13º campeonato municipal – 1996 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

14º campeonato municipal – 1997 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

15º campeonato municipal – 1998 – Campeão: União Beneficente Três Voltas

16º campeonato municipal – 1999 – Campeão: EC Brahma de São João

17º campeonato municipal – 2000 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

18º campeonato municipal – 2001 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

19º campeonato municipal – 2002 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino


20º campeonato municipal – 2003 – Campeão: Cruzeiro Esporte Clube

20º campeonato municipal – 2003 – Campeão B: Esporte Clube Santa Catarina

 

21º campeonato municipal – 2004 – Campeão: EC São José de Lajeado Antunes

21º campeonato municipal – 2004 – Campeão B: EC Brasil de Frederico Wastner

 

22º campeonato municipal – 2005 – Campeão: Cruzeiro Esporte Clube

23º campeonato municipal – 2006 – Campeão: Cruzeiro Esporte Clube

24º campeonato municipal – 2007 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

25º campeonato municipal – 2008 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

26º campeonato municipal – 2009 – Campeão: Cruzeiro Esporte Clube

27º campeonato municipal – 2010 – Campeão: EC São José de Lajeado Antunes

28º campeonato municipal – 2011 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

29º campeonato municipal – 2012 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino


30º campeonato municipal – 2013 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

30º campeonato municipal – 2013 – Campeão B: Esporte Clube Juventus

 

31º campeonato municipal – 2014 – Campeão: EC Brasil de Frederico Wastner

31º campeonato municipal – 2014 – Campeão B: Esporte Clube Independente

 

32º campeonato municipal – 2015 – Campeão: União Beneficente Três Voltas

32º campeonato municipal – 2015 – Campeão B: Cruzeiro Esporte Clube

 

33º campeonato municipal – 2016 – Campeão: Brasil de Frederico Wastner

33º campeonato municipal – 2016 – Campeão B: Cruzeiro Esporte Clube

 

34º campeonato municipal – 2017 – Campeão: EC Vasco da Gama de Pres. Juscelino

34º campeonato municipal – 2017 – Campeão B: EC Santos /AS Tintas Automotivas

 

35º campeonato municipal – 2018 – Campeão: Cruzeiro Esporte Clube

35º campeonato municipal – 2018 – Campeão B: São Caetano Esporte Clube

 

36º campeonato municipal – 2019 – Campeão: União Beneficente Três Voltas

36º campeonato municipal – 2019 – Campeão B: REC Canarinho de Santana

 

37º campeonato municipal – 2020 – Campeão: Pandemia covid 19 – não teve campeonato

 

Observação = as fotos da matéria são referente ao último campeonato de futebol realizado no ano de 2019.  




Data de publicação: 24/03/2021

Fonte: Assessoria de Imprensa CDM



» Confira mais fotos desta notícia

    





« voltar