História do Futebol de Salão

Professor MARCELO NERI GUIDINI

História do Futebol de Salão

O Futsal ou Futebol de Salão é uma modalidade esportiva criada na América do Sul, por volta de 1930, no Uruguai. O responsável pela criação desse esporte foi o Professor de Educação Física Juan Carlos Ceriani da ACM – Associação Cristã de Moços.

Nessa época, os uruguaios viviam um intenso sentimento de paixão pelo futebol, fruto da conquista da primeira Copa do Mundo em 1930. As crianças uruguaias não tinham onde praticar o esporte, então começaram a jogar futebol nas quadras de basquete, originando o Futsal como conhecemos hoje.

A partir daí, o Professor de Educação Física da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, decidiu elaborar regras para tal prática esportiva.

Em 1935, temos a chegada da modalidade no Brasil, onde passou a ser chamada de Futebol de Salão.

Em 1965, o esporte estava muito difundido na América do Sul, o que resultou na criação da Confederação Sul Americana de Futebol de Salão.

Após a vinculação com a FIFA em 1989, o Futsal começou a organizar grandes torneios, o que permitiu a modalidade alcançar uma grande visibilidade mundial.

O Brasil é o maior vencedor de mundiais entre seleções. Devido a grande prática da modalidade em nosso país, mantemos essa hegemonia no cenário mundial, bem como projetamos inúmeros atletas para jogar nas principais ligas e competições do mundo.

Devido a esses bons resultados começou a se difundir em todo o país o futsal feminino. Atualmente, a modalidade é muito praticada no Brasil, sendo que a nossa seleção vem conquistando bons resultados nas competições disputadas pelo mundo. Inclusive, nos últimos 6 (seis) anos, a atleta brasileira Amandinha é considerada a melhor jogadora de futsal do mundo.

São Lourenço do Oeste não é diferente quanto a paixão pelo Futsal. Sem dúvida alguma, é a modalidade mais praticada no município. Devido a esse fato, sempre tivemos equipes que representaram muito bem o Futsal de nossa terra a nível de estado.

A antiga Associação Atlética São Lourenço, que fez história nos anos de 90, com inúmeras conquistas. Em 2003, conquistou o acesso a Divisão Especial, o que fez com que a modalidade ainda mais adesão por parte de crianças e adolescentes, tornando-se uma vitrine esportiva para os mais jovens.

Já em 2012, após alguns anos sem equipe representando o futsal lourenciano, surgiu o atual Futsal São Lourenço, que veio com o intuito de oportunizar os atletas formados na base, a competirem em alto nível.

Com muita organização fora de quadra e responsabilidade financeira, o projeto vem dando muito certo, com bons resultados dentro de quadra e inúmeros atletas jogando no Brasil e no exterior (ex: João Lucas, Cleimar e Lolatto em equipes que disputam a Liga Nacional e Gadeia, Katata e Diego Cavinato em equipes de fora do país, sendo que estes três últimos atletas, já foram convocados para as seleções brasileira, russa e italiana respectivamente).

Entretanto apesar de muito praticada em inúmeros países, a modalidade de Futsal ainda não se tornou esporte olímpico. O principal motivo da não participação nas Olimpíadas é uma disputa de interesses entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional.

Para a FIFA a inclusão do Futsal nos Jogos Olímpicos diminuiria a importância da Copa do Mundo de Futsal, disputada no mesmo ano das Olimpíadas.

Contudo, caso o Futsal fosse incluído nos Jogos Olímpicos, teríamos grandes chances de conquistar medalhas, o que aumentaria ainda mais a paixão dos brasileiros pelo Futsal.

Fonte = Internet (google)

Fonte de algumas fotos = matérias Felipe Alípio

Data de publicação: 24/03/2021